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Como prevenir o estresse e a hipertensão

Por:  

Daiichi Sankyo Brasil

16 de maio, 2022

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Você sabia que, desde 2013, os episódios de infarto entre adultos com até 30 anos já subiram 13%?¹ O estresse é considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares, inclusive para o infarto do miocárdio.²

O que é estresse e qual é a relação com a hipertensão?

Quando falamos de estresse, é normal pensarmos em situações de nervosismo e explosões de raiva, mas nem sempre ele se manifesta dessa maneira. O estresse é uma resposta do nosso corpo a situações que fogem do que foi previsto. É uma reação natural que nos prepara para uma possível situação de luta ou de fuga.³

Nesses momentos, o corpo libera quantidades maiores de hormônios como adrenalina e cortisol que, se permanecerem no corpo por muito tempo, prolongam o estado de estresse, causando intenso cansaço físico e mental.³

Quando esses estímulos estressores não cessam, o corpo começa a manifestar outros tipos de reações como fadiga física e emocional, queda no sistema imunológico, disfunções no intestino, alterações na libido, no sono e no apetite, dificuldade de concentração e problemas no coração, como desequilíbrio de colesterol e aumento na pressão arterial. Ou seja, o estresse pode estar altamente ligado aos níveis de pressão arterial.³

Como prevenir o estresse?

Existem algumas medidas que você pode tomar na hora do estresse e no seu dia a dia para prevenir que ele aconteça e que se prolongue no seu organismo.

1) Exercícios de respiração

Quando sentir um momento de estresse, procure intervir na mesma hora, através de uma respiração profunda ou outra técnica de relaxamento que funcione para você. Se possível, tire uma pausa para digerir a situação antes de tomar alguma atitude.⁴

2) Cuidados com a saúde emocional

O estresse muitas vezes é causado pela preocupação excessiva, nervosismo e irritação causados por diversos problemas do dia a dia.

Por isso, é importante que você cuide da sua saúde mental. Uma opção é a psicoterapia, que aumenta os níveis de autocontrole e inteligência emocional.⁵

3) Aproveite os momentos de lazer

Separar um tempo na sua rotina para fazer atividades que te dão prazer é essencial para o bem-estar físico e mental. Sempre que possível, passe momentos agradáveis com quem você ama, leia um livro, passeie no parque, assista a um filme… Tire um tempo para você.

4) Adote hábitos mais saudáveis

Algumas atitudes simples podem ajudar na redução do estresse, como:

  • Atividade física regular;
  • Alimentação saudável;
  • Ter uma rotina para dormir e acordar, com horas suficientes de sono durante a noite;
  • Evitar excesso de cafeína, presente no café e alguns refrigerantes;
  • Identificar pensamentos negativos e evitá-los;
  • Ter uma rede de apoio de familiares e amigos, que possam ajudar de maneira positiva.

Gostou das dicas? Comente aqui o que você faz para prevenir o estresse e não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais.

Fontes:

1. MS/SVS/CGIAE – Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM.
2. Rosengren A, Hawken S, Ounpuu S, et al. Association of psychosocial risk factors with risk of acute myocardial infarction in 11119 cases and 13648 controls from 52 countries (the INTERHEART study): case-control study. Lancet. 2004;364(9438):953-962.
3. American Psychologial Association. Stress effects on the body. November 1, 2018. Disponível em: https://www.apa.org/topics/stress/body
4. Neves Neto, AR. Técnicas de respiração para a redução do estresse em terapia cognitivo-comportamental. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo 2011;56(3):158-68.
5. National Institute of Mental Health. I’m So Stressed Out! Fact Sheet. NIH Publication No. 20-MH-8125. Disponível em: https://www.nimh.nih.gov/health/publications/so-stressed-out-fact-sheet